Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Açudes estão secando no Ceará; Trussu está com 64%


http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2013/10/A%C3%A7ude-Trussu.jpg
Foto:Reprodução Diario Centro Sul
Ceará acumula neste mês uma média de 35,75% de água em 144 açudes monitorados em 12 bacias hidrográficas pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Do total, 94 reservatórios apresentam volume inferior a 30%. A situação atual é considerada muito crítica e preocupante. Em outubro de 2012, 43 açudes estavam com volume inferior a 30%. Um ano depois, esse número mais do que dobrou.

 Na Bacia do Alto Jaguaribe, o Açude Orós, o segundo maior do Ceará, acumula 55,96%; e o Arneiroz II tem apenas 25%. O Açude Trussu que abastece a cidade de Iguatu, uma das dez maiores do Interior, está com 64% do seu volume.

 O perfil mais grave é a Bacia dos Sertões de Crateús que está com um índice atual de 5,52%, considerado como muito crítico. Há um mês, a reserva hídrica do Estado era de 38,4%. A tendência para os próximos três meses é de perda do volume acumulado em decorrência do consumo e da evaporação. O monitoramento das bacias hidrográficas é acompanhado mensalmente por técnicos da Cogerh e avaliado pelo governo do Estado. A redução do volume armazenado traz preocupação para as autoridades e para os moradores do Interior.

 O acesso a água potável torna-se cada vez mais difícil para milhares de famílias de cidades e de áreas rurais. Depois de anos seguidos de seca e de perda de volume de água nos açudes, os olhos do sertanejo estão voltados para o céu e o coração para Deus, em preces cada vez mais constantes para que em 2014 ocorra um bom inverno e recarga dos reservatórios com intensas chuvas.

Diario Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário