Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

Ciro diz que PMDB quer tomar o poder de assalto e matar a Lava Jato

Em entrevista a meios de comunicação do Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira (30), durante o Seminário Dívida Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge), na PUCRS, o ex-ministro Ciro Gomes disse que o PMDB, apoiado pelo PSDB, está tomando o poder de assalto para “matar a Lava Jato, que agora, sob o ponto de vista dos politiqueiros de Brasília, parece ter saído do controle”.
“O doutor [Rodrigo] Janot, procurador-geral da República, está de posse de mil contas na Suíça, com US$ 800 milhões já identificados e bloqueados, com a fina flor dos políticos e dos empresários com eles conexos. Por isso que eles precisam aceleradamente [do impeachment]. Faz cinco meses que o processo de cassação do Eduardo Cunha não anda um passo sequer na Câmara”, comentou Ciro.
Para o ex-ministro e ex-governador do Ceará, o “processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff está sendo movido por uma ‘coalizão de ladrões’ que deseja implementar uma ‘agenda entreguista’, submetida a interesses internacionais”. “Anote o que eu estou lhe dizendo: petróleo e gás”, completou.
“O Brasil hoje tá pinçado por três crises (internacional, política e desequilíbrio nas contas externas), e uma alimenta a outra, e ‘trocar Chico por Manel’ não resolve nada. Pelo contrário, quando você excita expectativas simplórias, grosseiras, como está acontecendo hoje, em que todo o problema brasileiro seria essa novela moral, que nós vamos trocar uma pessoa que não tá acusada de nada por uma linha de sucessão que é Michel Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros – os três estão citados na Lava Jato e ela é a única que não foi citada nem é investigada em coisa nenhuma -, o que acontece no dia seguinte? Eles vão trabalhar para desarmar a Lava Jato, mas as três crises vão estar do mesmo tamanho”, apontou Ciro Gomes.

Operação de Santana reforça suspeita de caixa 2 em reeleição de Dilma

A empresa do marqueteiro João Santana recebeu recursos em dinheiro vivo, no caixa dois, da empreiteira Odebrecht e fez pagamentos, igualmente em espécie, a fornecedores da campanha da reeleição de Dilma Rousseff contratados por ela.
O roteiro identificado pela Folha sugere o caminho do dinheiro da construtora para prestadores de serviço do PT que trabalharam para a Pólis, empresa de Santana, mas isso ainda é objeto de investigações da Polícia Federal.
Segundo a reportagem apurou, a PF vê indícios de que Mônica Moura, mulher e sócia do marqueteiro, fez esses pagamentos entre 2014 e 2015 com recursos ilegais recebidos da Odebrecht.

Fla e Vasco empatam e Rubro-Negro segue com escrita negativa contra rival

Em jogo muito quente e brigado, Flamengo e Vasco empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e com o resultado o Cruzmaltino manteve a escrita de um ano sobre o rival. Agora já são oito jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e três empates.
A igualdade manteve o Vasco invicto, na liderança isolada da Taça Guanabara e deixou o Rubro-Negro em situação delicada, na sexta colocação e fora da zona de classificação para as finais.
Para aumentar o drama da equipe da Gávea, neste sábado, o Flamengo tem mais um clássico. Desta vez contra o Botafogo, em Juíz de Fora (MG).

quarta-feira, 30 de março de 2016

Nuvem assusta moradores de Sobral

nuvememe
(Foto – L. Arruda)
Eis a nuvem que estava, neste fim de tarde, sobre projeto do Minha Casa, Minha Vida em Sobral (Zona Norte): pesada, que rendeu forte chuva, com raios e trovões, segundo moradores.





Fonte Blog do Eliomar

Conta de luz do cearense aumenta a partir do próximo dia 22

A conta de luz dos cearenses vai subir mesmo a partir do próximo dia 22. Isso, mesmo com a bandeira verde valendo para abril, o que alivia , pois não haverá cobrança extra. Mas, no próximo dia 19, haverá reunião pública da diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para definir o reajuste tarifário anual da Coelce, como manda contrato de privatização.
Apesar de ainda não ter um percentual prévio, especialistas acreditam que este ano o reajuste ficará mais próximo da inflação do período. O diretor institucional da Coelce, José Nunes, confirma que o dia 22 será a data em que a Aneel anunciará o reajuste da conta de luz dos cearenses.
Eliomar de Lima

PMDB rompe; Planalto busca votos de legendas menores contra impeachment.

Diante do desembarque oficial do PMDB do governo Dilma Rousseff (PT), os interlocutores da presidente buscam, agora, uma negociação no varejo com deputados da base aliada e indecisos para garantir uma margem necessária e impedir o impeachment da petista.
O PMDB do vice-presidente Michel Temer oficializou ontem saída do Governo
Dilma Rousseff. Assim, impeachment ganha força. Foto: 
IGOR ESTRELA/PMDB 
A saída por aclamação, ou seja, sem contagem de votos dos delegados do partido, não expõe as reais e diversas posições que a legenda tem em relação ao governo.
É nessa circunstância que o líder do governo, deputado José Guimarães (PT), deposita as chances do PT nesse rompimento. “Combater o impeachment não depende do PMDB, depende do conjunto dos deputados que estão contra os golpistas. O País sabe que o (Michel) Temer é o comandante-mor do golpe”, disse.
Ainda de acordo com o líder, o desembarque do PMDB – aliado do PT desde o início do 1º governo Lula -, não vai alterar na prática a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. “Os que saíram nunca entraram no governo. Essa decisão do PMDB não muda em nada, nós temos diálogo com vários setores do PMDB e vai ter sempre uma parte que apoia o governo”, finalizou.
Negociação
O Planalto acredita que nem todos os peemedebistas deverão devolver os cargos. Os postos entregues, no entanto, deverão ser negociados com partidos de menor expressão na Câmara, mas que garantam votos suficientes para impedir a deposição da presidente.
Nos próximos dias, partidos como PP, PR, PSD e PEN deverão ganhar mais espaço na gestão, o que poderia garantir boa parte dos votos do PMDB que deixaram de apoiar a administração federal.
Vice-líder do governo, o deputado Silvio Costa (PT do B), avaliou que a estratégia agora é a redistribuição dos cargos para manter o quórum contra o impeachment. “Nós vamos para o ataque: o governo tem sete ministérios para repactuar e 600 cargos para oferecer”, disse.
Dos sete ministros do PMDB, apenas Henrique Alves deixou oficialmente a pasta. “O PMDB tem 69 deputados e nunca deu mais do que 30 votos para o governo. Sempre vendeu o que não tem. E o que vale para a governabilidade é o painel de votações”. (com agências).
  O Povo Online.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Operação da Policia Ambiental efetua prisões, apreende armas e aves em 3 municípios dos Inhamuns

Clique para Ampliar
FOTO - BLOG DO WILRISMAR
Uma operação realizada nos últimos três dias por policiais da 4ª Cia. do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), sediada em Juazeiro do Norte, desencadeada na Região dos Inhamuns, apreendeu 7 armas de fogo, muita munição, gaiolas, pássaros silvestres, (passarinhos e papagaios) e prendeu várias pessoas. A Operação foi realizada nos municípios de Parambu, Arneiroz, Tauá e Quiterianópolis.

Primeiro dia
Logo no primeiro dia de operação, na sexta-feira (18), na Fazenda Castelo, próximo a Vila Joaquim Moreira, na Zona Rural de Tauá, um homem foi preso, acusado de posse ilegal de arma de fogo e criatório ilegal de aves silvestres. Se tratava do agricultor José Alves Filho, 60 anos, residente no citado local. Na casa os policiais encontram duas espingardas calibre 12, sendo que uma é registrada, porém o registro estava vencido. Também foram apreendidas 23 munições e dois canários da terra. O agricultor foi conduzido a Delegacia onde pagou fiança no valor de dois salários mínimos e vai responder em liberdade.
Segundo dia
No sábado (19), os policiais apreenderam em um comércio da Rua Manuel Alexandre, no centro da cidade de Parambu, vasta munição de diversos calibres, e uma ave silvestre, um papagaio. O dono do estabelicimento, Raimundo Lucas da Silva, 63 anos, conhecido por Raimundo Paneleiro, foi preso em flagrante e vai responder por infração aos artigos 334 e 280 do CPB, e ainda aos artigos 29 da Lei dos crimes ambientais, e artigo 17 do Estatuto do Desarmamento. No estabelecimento também foram apreendidos medicamentos e cigarros contrabandeados do Paraguai. Com relação a munição, foram apreendidas 21 unidades calibre 28, 37 unidades calibre 38, 93 unidades calibre 22, 17 unidades calibre 12 e 19 unidades calibre 20, além de pólvora, chumbos e espoletas. Também foram apreendidos apitos do tipo chamariz.
Terceiro dia
No domingo (20), os policiais foram até a região da Serra das Moças, na Zona Rural de Parambu, onde no Sítio Floresta, prenderam uma pessoa acusada de porte ilegal de arma de fogo. Se tratava do agricultor Eurico Lopes de Souza, 71 anos, que resistiu a prisão e investiu contra os policiais fazendo uso de uma roçadeira e ainda tentou sacar um revólver que carregava na cintura, mas os policias agiram de forma rápida e conseguiram desarmá-lo. O mesmo foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá, e vai responder por porte ilegal de arma de fogo e por resistência a prisão.
Ainda em Parambu um homem identificado por Antônio Batista Meneses de Almeida, 49 anos, foi detido na localidade de Serra dos Batistas de posse de uma ave silvestre (um papagaio) e vai responder por crime ambiental. O mesmo pagou fiança de um salário mínimo e foi liberado.
Tauá
Em Tauá os policiais do BPMA receberam denúncias sobre o criatório ilegal de aves silvestres em dois pontos da cidade, na Avenida Chermont Alves de Oliveira e Bairro José Ózimo. Em uma churrascaria da Avenida Chermont, os policiais encontraram dois papagaios e vários outros pássaros. O dono do comércio identificado por Gonçalo Marcelino de Oliveira, 63 anos, ainda tentou subornar os policiais oferecendo a quantia de R$ 1.000 reais, mas acabou preso e conduzido a Delegacia para a realização dos procedimentos. No local foram apreendidos 04 galos da campina, 01 pintassilgo, 01 (uma) graúna e 02 papagaios.
A outra apreensão de pássaros aconteceu no Bairro José Ózimo, onde foram encontradas diversas gaiolas com um total de 28 pássaros silvestres. O dono da casa identificado por Francisco Ladislau, 32 anos, também foi conduzido à Delegacia para a realização do flagrante, um TCO, mas acabou ficando detido pois constava em desfavor do mesmo um mandado de prisão em aberto. Uma consulta será feita ao Fórum e caso a restrição tenha sido cumprida, ele será liberado.
A operação que só será finalizada na terça-feira (22), está sendo coordenada pelo Subtenente Yrtonny Alencar, com a participação dos policiais: Sargento Feitosa, Sargento Arquimedes e Sd. André.
Reportagem Lindon Jonhson

sábado, 12 de março de 2016

Acidente de moto no município de Catarina.

Um acidente de moto foi registrado nesta noite de sexta-feira, 11, por volta das 19 horas, na CE 371 - altura da localidade  do Sítio Quandus, zona rural de Catarina, quando um homem conhecido como Junior, residente em Acopiara, se deslocava para a cidade de Catarina com uma criança de 10 anos e colidiu sua motocicleta Fan de cor preta, contra um animal. 

O cavalo  saiu  do matagal e atravessou a rodovia, causando a colisão.

As vítimas sofreram escoriações leves pelo corpo e  foram socorridas ao hospital de Catarina e passam bem.

Por Flaviano Oliveira - repórter.

sexta-feira, 11 de março de 2016

79 CIDADES - Chuvas animam produtores rurais


 Pelo segundo dia consecutivo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva superior a 100 mm em pelo menos um município cearense. Entre as 7 h de quarta-feira e 7 h de ontem, choveu em 79 cidades. Ipaumirim, na região do Cariri, teve o maior volume do Estado, com 109 mm, seguido por Quixeramobim (83 mm), Baixio (79 mm) e Salitre (75 mm). Neste último município, que faz divisa com o Estado do Piauí, não chovia há 35 dias.A chuva mudou a rotina de agricultores que já davam como certa a perda quase total

da lavoura de feijão e mandioca. "Começou a chover no início da madrugada e só parou agora de manhã, foi chuva forte, coisa que há muito tempo não acontecia aqui em Salitre. Corri pra roça na esperança de colher alguma coisa ainda nesse inverno", comemorou Sebastião Oliveira.
Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as chuvas continuam a ser ocasionadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Para os próximos dias, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. Apesar delas, o volume dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hidrícos (Cogerh) continua em queda, com apenas 12,4%. O Caldeirões (Saboeiro) voltou a sangrar e há mais cinco com volume superior a 90%. Outros 128 continuam abaixo de 30%.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Chuvas voltam a banhar intensamente o Estado

Foto: André Costa 
Depois de um veranico prolongado, superior a 30 dias, voltou a chover no Interior do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, precipitações em 85 municípios. A maior foi verificada em Umari, no sudeste do Estado, (125mm); seguida de Iguatu (86mm) e Quixelô (82mm), na região Centro-Sul; Quiterianópolis, nos Inhamuns, (79mm) e Orós (70.4mm).
As chuvas foram ocasionadas pela aproximação da borda oeste do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico que está estacionado no leste do Oceano Atlântico, próximo ao Rio Grande do Norte e à Paraíba. Há previsão de novas chuvas para hoje e amanhã. "É um sistema que não é típico dessa época do ano, mas que está atuando sobre o Ceará, favorecendo ocorrência de chuvas no noroeste do Estado", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
As chuvas que banharam grande parte do Estado ocorreram na noite de terça-feira e madrugada de ontem. Foram caracterizadas por apresentar pluviometria variada em um mesmo município. Em Iguatu, por exemplo, a Funceme registrou no bairro Esplanada (86mm), no Centro (78mm), no Barro Alto (85mm), no sítio Penha (68mm) e na Barra do Trussu (60mm).
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema causador de precipitações no Semiárido nordestino durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio), ainda permanece afastada da costa cearense. A aproximação de uma borda da ZCIT está provocando chuvas nos últimos dias no Pará e no Maranhão. "Há uma expectativa de que, na segunda quinzena deste mês, a ZCIT esteja mais próxima do Ceará e possa provocar chuvas", disse Fritz.
O meteorologista explica que, mesmo em ano caracterizado por seca, ocorrem chuvas isoladas. "Vamos ter eventos provocados pela Zona de Convergência. As condições gerais, entretanto, mostram que a pluviometria deve ficar abaixo da média, segundo as previsões iniciais", frisa.
Ainda de acordo com Fritz, a chuva registrada na noite de terça-feira, em Crateús, também foi ocasionada pela atuação do VCAN. A precipitação, de 67mm, foi concentrada em meia hora. O suficiente para alagar ruas, invadir casas de áreas baixas e deixar um morto. O sapateiro Jonas Januário do Nascimento, 55, seguia de bicicleta, quando foi arrastado, na Rua Padre Cícero até a Rua Antônio Tomás, no bairro Fátima I. Segundo testemunhas, ele foi levado pela correnteza para um bueiro. "Duas pessoas tentaram socorrê-lo, mas não conseguiram", disse o radialista, Alex Melo. O corpo foi encontrado, após a chuva, enganchado em uma cerca.
O coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, disse que a chuva foi muito intensa. "Foi uma verdadeira tromba d'água. Veio de uma vez, com vento e relâmpago, inundando ruas de vários bairros", contou.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Volta a chover forte no Interior do Ceará

Voltou a chover no Interior do Ceará. Depois de mais de 30 dias sem ocorrência de chuva em vários municípios do sertão, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em, pelo menos, 59 municípios. A maior foi verificada em Umari, no sudeste do Estado, (125mm), seguida de Iguatu (86mm) e Quixelô (82mm), na região Centro-Sul (86mm) e Orós (70mm). 
A chuva ocorreu principalmente durante a madrugada. Em Iguatu veio acompanhada de relâmpagos e trovões. A precipitação teve pluviometria variada. No bairro Esplanada foram registrados 86mm, no Centro, 78mm, no sítio Baú, 77mm e na Penha 68mm. Em Crateús, em apenas 40 minutos a chuva de 67 milímetros causou alagamentos e uma pessoa morreu. 
Mesmo em cidades onde a chuva foi menos intensa, como Chorozinho, as nuvens escuras foram motivo de comemoração. Havia previsão de chuva para o Interior do Ceará por causa da formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, nuvens pesadas. Já o principal sistema causador de chuva no período de fevereiro a maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua afastada do Estado. 

Chuva intensa deixa uma pessoa morta em Crateús (CE)

Uma chuva forte e rápida alagou ruas, invadiu casas de áreas baixas e deixou um morto, na noite desta terça-feira (8), da cidade de Crateús, distante 350 km de Fortaleza. A precipitação durou cerca de 40 minutos e começou às 19h30.
O sapateiro, Jonas Januário do Nascimento, 55 anos, seguia de bicicleta, quando foi arrastado, na Rua Padre Cícero até a Rua Antônio Tomás, no bairro Fátima I. Segundo testemunhas, a vítima ficou enganchada em uma cerca e depois foi arrastada pela força da água para um bueiro.
O coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, disse que a chuva foi muito intensa. “Foi uma verdadeira tromba d’água, veio de uma vez com vento e relâmpago, inundando ruas do Centro e de bairros afastados”, contou. Ele seguia e carro com a esposa e uma neta no momento da precipitação. “Tive que voltar em várias ruas porque estavam alagadas com água numa altura de meio metro”.
Marques disse que a água entrou em algumas casas no bairro Venâncio, Centro, nas ruas Moura Fé e Pedro II, nas proximidades da Rodoviária e no bairro Cruz. Moradores tentaram desobstruir bueiros. “Eu estimo que foi uma chuva entre 60mm a 80mm”, disse. “Amanhã pela manhã vamos fazer um levantamento de danos”.
O coordenador da Defesa Civil de Crateús não informou se houve chuva na zona rural. “O calor dos últimos dias estava insuportável”, disse Marques.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) neste mês de março foram registrados 13mm e em fevereiro 115mm, em Crateús.

Diário do Nordeste

segunda-feira, 7 de março de 2016

Lava Jato cogita abrir ação civil que impediria Lula de disputar eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser alvo de ação civil de improbidade administrativa na Operação Lava Jato, que tem como uma das punições a proibição de disputar eleições.
Lula pode ser acusado nesse tipo de processo caso fique comprovado que empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras pagaram custos de obras do sítio frequentado por ele em Atibaia (SP) no final de 2010, quando ainda era presidente, para beneficiá-lo ilegalmente.
Na Lava Jato, já estão em curso cinco ações de improbidade com pedidos de decretação de inelegibilidade por até dez anos contra acusados.

Após ataques: Governador Camilo Santana diz que não haverá recuo Segurança pública


O governador Camilo Santana (PT) atribuiu os 11 ataques ocorridos nos últimos quatro dias à reação de criminosos contra o trabalho realizado pela Polícia Militar. As declarações foram feitas na manhã de sábado, 5, em coletiva de imprensa na abertura do programa Ceará Pacífico. 

“Todos esses casos estão sendo acompanhados e investigados de forma rigorosa. Essa é uma clara reação ao intenso trabalho de combate ao crime que temos realizado no Ceará”, afirmou. Em entrevista, ele reforçou o apoio à PM e garantiu que não haverá recuo diante dos atentados. Segundo Camilo, sete pessoas já foram presas e outras pessoas foram identificadas e também serão presas. “Não iremos recuar um centímetro nesse combate. Muito pelo contrário, para cada ação criminosa, intensificaremos ainda mais as nossas ações de combate ao crime”. 

O Pacto pelo Ceará Pacífico foi apresentado na manhã de ontem, no bairro Vicente Pinzón. A área é a primeira a receber série de reformas e ações propostas pelo projeto. Além disso, no local foi inaugurada a Delegacia 24 horas que irá funcionar na Unidade Integrada de Segurança (Uniseg).






Fonte O Povo

terça-feira, 1 de março de 2016

Governo destina 87 policiais para patrulha da divisa

Imagem - DN ONLINE
Um total de 87 policiais e sete viaturas farão o policiamento nas divisas dos Estados do Ceará e Piauí, ao longo de 16 municípios cearenses. A ação policial terá como prioridade, sobretudo, o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado inter-estadual, especialmente o assalto a banco. Para a efetivação do serviço, o governador Camilo Santana lançou, ontem, da 3ª e 4ª companhias do Batalhão de Divisas, mantidas pela Polícia Militar do Ceará. Em solenidade, realizada na Praça da Igreja da Matriz, em Crateús, no Sertão dos Inhamuns, ele destacou

o empenho da Segurança Pública, em se manter mais atuante numa das áreas mais sensíveis do Estado, por envolver uma grande dimensão geográfica, que se torna vulnerável à ação criminosa.
Ostensivo
Somente, na 3ª Companhia, com sede em Crateús, serão mobilizados 44 homens e três viaturas, para abranger com policiamento ostensivo uma área de 200Km, responsáveis pelas ações no entorno do dois Estados, nas cidades de Quiterianópolis, Novo Oriente e Poranga.
O comandante da 3ª Companhia, major Vicente Andrade, destacou ser essa uma ação que dá um passo importante no combate às atividades criminosas que se desenvolvem nessas áreas bastantes susceptíveis. No caso do Ceará, a diversidade geográfica é compreendida por sertão, serra e litoral. O major disse que haverá, inicialmente, algumas limitações táticas, como o uso de helicóptero, de cães e maior número de viaturas.
Já na 4ª companhia do Batalhão de Divisas, os policiais vão atuar numa faixa que se estende pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras. As outras quatro ficarão com a 4ª CIA, sediada em Chaval, que conta também com 44 policiais. Devido à grande extensão da divisa com o Piauí, três companhias atuarão. A próxima a ser lançada será sediada em Parambu (6ª CIA).
Camilo destacou que a interiorização das ações de segurança é um compromisso pessoal assumido por ele. "O Ceará não produz drogas. Ela chega por vias aéreas ou terrestres. Vamos lutar contra isso. Tomei como desafio pessoal a questão da segurança pública do Estado e não vamos conseguir vencer essa batalha se não estivermos todos unidos. É preciso esforço, prevenção", disse.
Dificuldades
Apesar de as companhias disporem de viaturas compatíveis com o terreno, para os policiais, há dificuldades reais para as atividades de segurança nessa área. Uma delas decorre do mau estado de conservação das estradas. A pior delas é a que liga os municípios de Quiterianópolis a Parambu, que não é pavimentada. Esse sempre foi um desafio para esconderijos e atividades clandestinas.
Atualmente, segundo o major Vicente Andrade, há um fluxo do comércio de drogas, principalmente a cocaína. Ele afirma que a presença policial será um fator considerável na redução do tráfico, que alimenta outras atividades criminosas. "Nosso trabalho será essencialmente ostensivo. As atividades de informação ficarão a cargo do Departamento de Inteligência Policial", afirmou.
O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares. A primeira delas foi lançada, no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contam com 109 policias. A 1ª CIA conta com 55 policiais militares e atua em Brejo Santo, Jati, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com Pernambuco. Já a 2ª CIA, com 54 policiais, cobre Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Rio Grande do Norte.