Um fato curioso nas eleições chamou a atenção no municipio de Independência. O candidato Edilson Pimentel (DEM), de 44 anos, foi eleito ao cargo de vereador com uma votação de 777 votos, ficando empatado com o candidato Gilson Coutinho (PMDB), 40 anos.
Havendo empate entre candidatos, a legislação eleitoral determina que o critério de desempate favoreça ao candidato com maior idade. Nesse caso, Edilson irá assumir por ser mais velho do que Coutinho.
Tudo normal não fosse uma inédita coincidência. O mesmo Edilson Pimentel, nas eleições de 2008, obteve 857 votos para vereador e se viu na mesma situação de empate com o candidato Gonçalo Munduri, 13 anos mais velho. Naquela ocasião, Edilson ficou fora pelo mesmo critério, que agora o beneficiou.
A composição da Câmara Municipal passou de nove para 11 em Independência. Edílson Pimentel foi o último a entrar na composição da Casa, com 4,65% dos votos. O candidato Alex Pacífico (PSD) foi o vereador mais bem votado, com 1.149 sufrágios.
O candidato Valterlin Coutinho (PSB), da coligação "Inovar com atitude e superação", venceu as eleições em Independência com uma votação de 8.323. O segundo colocado, Silvestre Vieira (PSD), obteve 8.117. Portanto, maioria de 206 votos. Silvestre, inclusive, concorreu na situação sub judice, ficando a validade dos votos por ele obtidos condicionada ao deferimento do registro de sua candidatura, cassado de acordo com a lei eleitoral 9504/97. Nesse caso, os votos obtidos serão divulgados como nulos. A sua coligação apresentou recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) e aguarda a decisão do órgão.
Ao todo, 17.394 eleitores foram às urnas no município de Independência no último domingo, e o clima do pleito foi de tranquilidade. A apuração ocorreu também dentro da expectativa de normalidade das autoridades eleitorais.
Fonte:DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário