Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Polícia registra 312 denúncias de crimes eleitorais no Ceará

Crimes mais comuns são boca de urna e compra de votos, diz Tribunal.
Informações foram repassadas pelo TRE.

Do G1 CE
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Ceará registrou na manhã deste domingo (26) 312 denúncias de crimes eleitorais. Os crimes mais comuns, segundo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são boca de urna e compra de votos. Entre as denúncias, uma ocasionou a prisão de cinco suspeitos de compra de voto.
Em Fortaleza, uma carreata – proibida no dia da eleição – foi dispersada na Avenida Leste-Oeste. Apesar do número de denúncias, o presidente da Comissão de Segurança da Justiça Eleitoral, Mauro Liberato, classifica este segundo turno como “muito tranquilo”.

A Justiça Eleitoral ressalta que a lei proíbe, no entanto, a aglomeração de pessoas com material de propaganda de canditados, por isso não é recomendado que famílias e grupos vão votar vestindo camisas dos canditados ou partidos, por exemplo, pois os fiscais podem entender como propaganda eleitoral.
A legislação permite a manifestação "individual e silenciosa" da preferência do eleitor por um partido ou candidato na hora da votação "portando exclusivamente bandeiras, broches, dísticos e adesivos". Mas é proibido pedir voto para o candidato aos demais eleitores. A lei não cita especificamente o uso de camisas e bonés, porém os ministros entendem que se o eleitor usar esses itens nas condições acima, não há problema.
O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar, atua no 2º turno das eleições 2012, que acontece neste domingo (26), no Ceará. Serão 2.500 militares à disposição da Justiça Eleitoral distribuídos entre 11 municípios: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, além de  zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. O reforço foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Ministério da Defesa.

Homem incendeia urna eletrônica com gasolina em Porteirinha, MG

Ele entrou na cabine de votação com uma garrafinha de refrigerante.
Suspeito já ateou fogo na agência do INSS em 2013; ele foi preso.

Adriana LisboaDo G1 Grande Minas
Urna foi incendiada em Porteirinha (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Urna foi incendiada em Porteirinha (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um homem de 42 anos foi preso por atear fogo em uma urna eletrônica na seção eleitoral em que vota, na Escola Estadual Miguel José da Cunha, em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O crime foi por volta das 10 horas, neste domingo (26).
Segundo informações da Polícia Militar, João Milton Pereira entrou na seção com um garrafinha de refrigerante, contendo gasolina, e ateou fogo na urna.
Ainda segundo a polícia, ele já havia colocado fogo na sala de espera da agência da delegacia do INSS de Porteirinha, em 2013.
De acordo om informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, 67 pessoas já haviam votado na urna. A mídia onde os dados ficam armazenados não sofreram danos, foi retirada e imediatamente colocada em outra urna. A votação continua normalmente.
Ainda segundo o TRE, o homem que ateou fogo na urna pode responder pelo crime de ''promover desordem que prejudique trabalhos eleitorais", com detenção de até dois meses e pagamento de multa. Ele foi preso em flagrante.

'Meu voto é seu', diz mesário a Aécio; prática é crime eleitoral


Um mesário da seção eleitoral onde o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) ) vota declarou ao próprio senador ser eleitor dele. O tucano votou por volta de 10h30 deste domingo (26) na escola estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.
Ao entrar na seção, Aécio cumprimentou, tirou fotos e conversou com os mesários. O terceiro mesário -- Marlon Pereira, 25 -- disse ao candidato: "Meu voto é seu".
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a declaração de voto ou qualquer manifestação ruidosa a favor de um candidato dentro da seção eleitoral é crime que pode render até dois anos de detenção ao infrator. A Justiça Eleitoral, no entanto, só pode agir se houver denúncia.
Questionado pelo UOL, Marlon Pereira, que é advogado, negou ter dito que votaria no Aécio.
"Fui almoçar e fiquei surpreso ao ver o vídeo", afirmou. "O que eu disse foi: 'Aécio, coloca a gente de novo nos trilhos'."
Aécio estava acompanhado da mulher, Letícia Weber, que vota no mesmo colégio, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).
Houve muito tumulto durante a votação do presidenciável. O vidro da seção eleitoral foi quebrado durante o empurra-empurra entre profissionais de imprensa. Um cinegrafista chegou a se cortar. A presidente e adversária de Aécio Dilma Rousseff (PT) estudou e iniciou sua militância política na escola.

Aécio fala em campanha "sórdida"

Em entrevista coletiva após ter votado, Aécio afirmou ter sido vítima da "mais sórdida campanha já feita" por suas adversários. O tucano afirmou que está confiante, mas se se "considera um vitorioso" independente dos resultados das urnas.
Aécio também criticou as pesquisas eleitorais recentes, que colocam Dilma Rousseff como favorita. "No primeiro turno elas falharam muito. Querendo ou não exerce uma certa influência no voto", disse. "Vamos dar a eles uma chance a mais de acertarem", disse, referindo-se ao segundo turno.

Telhado de local de votação cai e fere duas mulheres em Taubaté

Vítimas foram levadas ao Pronto Socorro com ferimentos leves.
Defesa Civil e Bombeiros vão avaliar se escola precisa ser interditada.

Telhado de escola que funciona como local de votação caiu e feriu duas pessoas (Foto: Peterson Grecco/TV Vanguarda)Telhado de escola que abriga seção eleitoral cai e deixa duas vítimas (Peterson Grecco/TV Vanguarda)












 O telhado do corredor de uma escola que funciona como local de votação em Taubaté caiu e deixou duas mulheres feridas por volta das 9h deste domingo (26).
De acordo com a Polícia Militar, elas estavam saindo da seção 156 da escola estadual Álvaro Ortiz, no bairro São Gonçalo, quando as telhas e a estrutura de madeira que sustentavam parte do corredor desabaram. As vítimas tiveram escoriações superficiais e foram levadas ao Pronto Socorro. Ambas tiveram alta por volta das 11h. Uma criança que estava junto com as mulheres conseguiu sair a tempo e não foi atingida.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros se reúnem no local para avaliar se parte da escola precisará ser interditada. A votação continua sendo feita no local. Segundo bombeiros, a chuva da madurgada pode ter afetado a estrutura do prédio.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Perdeu o debate com os candidatos ontem? Assista agora. Veja aí. É só clicar!

Propaganda eleitoral gratuita termina nesta sexta-feira (24)

Após 15 dias, o horário eleitoral gratuito se encerra nesta sexta-feira (24). Foram 160 minutos diários de programação no rádio e na televisão aberta para os candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), e os candidatos ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), mostrarem suas propostas aos eleitores.

Hoje também é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno, além de ser o prazo final para a realização de debate. A partir de hoje, os postulantes não podem mais promover comícios nem participar de reuniões públicas.

Os candidatos estão liberados, no entanto, entre 8h e 22h de amanhã, a promover caminhadas, carreatas e passeatas com carros de som.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Pesquisa O POVO/Datafolha - Camilo 57%, Eunício tem 43%

Pela primeira vez desde o início do primeiro turno, Camilo Santana (PT) aparece na liderança isolada das intenções de voto para governador do Ceará. Conforme a penúltima rodada de pesquisa O POVO/Datafolha antes do segundo turno, o candidato apoiado pelo governador Cid Gomes (Pros) sairia vitorioso se a eleição fosse hoje.
 

Em intenções de votos válidos, Camilo abriu 14 pontos percentuais de vantagem sobre Eunício Oliveira (PMDB). Desde a pesquisa da semana anterior, o petista subiu quatro pontos percentuais e foi de 53% para 57%. O candidato de oposição caiu de 47% para 43%.
 
A pesquisa em votos válidos exclui eleitores que disseram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, além dos indecisos. Essa é a forma oficial como será divulgado o resultado da eleição.
 
Nas intenções de votos totais, Camilo subiu os mesmos quatro pontos percentuais. Foi de 45% para 49%. Eunício oscilou negativamente de 40% para 38%. O índice de eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos oscilou de 6% para 5%. O percentual de indecisos oscilou em uma semana de 9% para 8%.

Candidatos fazem hoje o último debate na TV

Candidatos fazem hoje o último debate na TV

gOs dois candidatos a governador do Ceará participam, hoje, na TV Verdes Mares, após a novela Império, do último debate na disputa pelo Governo do Estado, antes da votação no próximo domingo. Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) terão a última chance de participar de um confronto direto para convencer o eleitor sobre quem tem a melhor proposta para a gestão dos próximos quatro anos do Ceará.
Cientes da importância do debate para atrair, principalmente, o voto dos eleitores ainda indecisos, tanto Camilo Santana quanto Eunício Oliveira preferiram evitar o desgaste com outras atividades de campanha eleitoral. Ambos programaram para hoje apenas reuniões internas voltadas à preparação para o debate na TV Verdes Mares.
Ontem, Camilo Santana e Eunício Oliveira também foram comedidos na programação das atividades de campanha. Enquanto o representante petista, publicamente, participou de uma carreata no município de Quixadá e visitou as obras de construção do Centro de Formação Olímpica, em frente ao estádio Castelão, o petista foi ainda a Aracati, onde deu entrevista.

Convite missa de 6 anos de vida eterna de Francisco Dimas de Araújo


A família de Francisco Dimas de Araújo convida parentes e amigos para a missa de 6 anos de vida eterna do mesmo, que será celebrada, hoje, quinta-feira, dia 23 de outubro, as 17 horas, ( cinco horas da tarde) na Igreja Matriz de São José, em Catarina.
Desde  já a família agradece a todos que se fizerem presentes

Disse-lhe Jesus:

 Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá ...João 11:25

Crime com características de pistolagem: Homem é executado com vários tiros na frente da esposa, no município de Aiuaba.


 Um crime com características de pistolagem foi registrado na noite desta quarta-feira, 22, no município de Aiuaba, quando por volta das 21:40h, a  bacurau, (polícia) local, foi acionada através do disque 190 para a Vila de Bom Nome, distante 64 km da sede do município, pois tinha ocorrido um homicídio por arma de fogo.
A vítima, EDVAN MOREIRA DE OLIVEIRA , 42, foi morto quando chegava à sua residência. Uma equipe da Polícia Militar, comandada pelo Sargento Bandeira e composta pelos Soldados G. Vidal, Junior, Jean Landim, Carvalho e Cavalcanti deslocou-se até o local e lá chegando, verificou a veracidade da informação, encontrando  o corpo de um homem já sem vida, bastante ensanguentado e com várias perfurações produzidas por arma de fogo, deitado num colchão na sala da casa em que residia, pois já havia sido removido, por populares, do local onde aconteceu  o crime, que foi na parte externa da casa. Segundo a senhora  MARIA DE FÁTIMA BARBOSA, esposa da vítima, disse que encontrava-se com suas duas filhas menores no interior de sua residência, localizada na Rua Duque de Caxias nº 01, centro – Vila Bom Nome – Aiuaba/Ceará, quando ouviu estampidos de arma de fogo, tendo ido até à porta da frente da casa e observou que seu esposo Edivan estava sendo alvejado por tiros. Afirmou ainda que somente visualizou  um homem de estatura mediana, com uma camisa de cor vermelha sobre a cabeça efetuando disparos com uma arma curta, possivelmente um revólver, contra seu marido. Disse ainda, que com medo de também ser alvejada, voltou para dentro de casa e se escondeu em um dos quartos com suas filhas, enquanto ouvia vários disparos. Disse também que ouviu vozes de homens, um chamando o outro, mas sem falar  nomes. Segundo a mulher não deu para reconhecer  as vozes, nem o homem que viu com a camisa sobre a cabeça efetuando os disparos.
Em uma casa abandonada que fica ao lado da casa da vítima, a equipe PM encontrou no chão seis (06) estojos deflagrados de munição calibre 38, sendo dois (02) na cor amarela e quatro (04) na cor metálica e um (01) projétil deflagrado, este último localizado na parte externa da residência da vítima, local onde ocorreu o fato.
O corpo da vítima foi levado  para o necrotério do hospital local de Aiuaba onde ainda continua aguardando o “rabecão”  da Perícia Forense de  Iguatu/CE para os exames de necropsia no IML deste município. O autor ou autores do crime ainda não foram identificados. A bacurau continua em Diligências.
O agricultor Edvan Moreira era natural de Pedro Gomes/MS. Os motivos do crime são desconhecidos.

Com informações do Sargento Bandeira – Comandante do Destacamento local da  PM de  Aiuaba.

FONTE: Blog do Flaviano Oliveira