Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Janeiro é o mês mais chuvoso desde 2016. Jaguaruana registra maior chuva do município no ano


Com chuvas desse último final de semana, o Estado do Ceará superou o volume esperado para todo o mês de janeiro, sendo o mais chuvoso desde 2016, quando foi anotada marca de 191,8 mm. De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 19h desse domingo (20), o volume acumulado neste ano no Estado já é de 106,3 mm, o que representa 7,6% a mais que a média histórica para para o mês (98,7 mm).

A Capital registrou no último sábado (19), a maior chuva de 2019. A Funceme apontou 105 mm de chuva no Posto Água Fria, 89,9 mm no Posto Castelão e 60,8 mm no Posto Messejana. As chuvas banham Fortaleza durante toda a madrugada e manhã.

Segundo um levantamento do portal G1, a chuva intensa chegou a deixar pontos de alagamentos na cidade no final de semana. Foi registrado na Avenida Perimetral, próximo a Rua Coronel Carvalho e Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona. Como também no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres.

Outros pontos de alagamentos:

Avenida José Jatahy, no cruzamento com a Bezerra de Menezes.

Avenida Dom Manoel, no Bairro Centro.

Rua Gustavo Sampaio, no Bairro São Gerardo.

Rua Tabajaras, no Bairro Praia de Iracema.

Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia.
Avenida Heráclito Graça entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro, já próximo ao Ginásio Paulo Sarasate.

Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Avenida Júlio de Abreu, no Bairro Varjota.

Entre as 7h de sábado (19) e 7h de domingo (20), foi registrada chuva em 53 municípios cearenses. Dos 84 pontos informados, as precipitações ocorreram em 76 deles, segundo a Funceme.

A maior delas foi registrada em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, com 137,4 mm. Essa é a maior chuva do ano no município até então.

Durante o último sábado (19), Fortaleza também teve sua maior chuva neste ano, com registro de 105 mm.

Previsão para segunda-feira:


Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Sobe para 403 o número de capturados por envolvimento nos ataques criminosos no Ceará




Chega a 403 o número de pessoas capturadas por envolvimento nos ataques criminosos que ocorrem há 20 dias no Ceará. Viadutos, ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 48 dos 184 municípios cearenses foram alvos. Pelo menos 225 ações criminosas já foram registradas. 

Na madrugada desta segunda-feira (21), duas escolas e um ônibus do município de Itarema foram atacados. A escola Geralda Bonifácio Rodrigues, na localidade de Saquim, teve vários espaços danificados. Livros, eletrodomésticos, cadeiras e mesas foram destruídas pelo fogo. 

O Liceu José Maria Monteiro, em outro bairro da cidade, também foi atacado. Os suspeitos tentaram colocar fogo em uma sala de aula e na cozinha do estabelecimento. Houve princípio de incêndio, mas as chamas foram controladas pelo vigilante da unidade escolar. 

Já o ônibus escolar foi atacado na localidade de Panam, em Itarema.