Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fronteira do Ceará com Piauí recebe Batalhão de Divisas e sete viaturas

Batalhão de Divisas já atua nas fronteiras do Cariri com Pernambuco, e do Vale do Jaguaribe com Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação/SSPDS)
Foto: Divulgação/SSPDS

As atividades do Batalhão de Divisas na fronteira do Ceará com o Piauí serão iniciadas na próxima segunda-feira (29), às 9h. O policiamento especializado, segundo o governo do Ceará, tem como objetivo atuar no combate ao tráfico de drogas, assalto a bancos e dar suporte às polícias dos estados vizinhos e também aos destacamentos das cidades cearenses, segundo o governo do estado.


Foram instituidas duas companhias nessa que é a segunda etapa da implantação do Batalhão de Divisas, criado para vigilância contínua das divisas do Ceará com estados vizinhos.Na segunda-feira, o governador Camilo Santana fará a entrega de sete viaturas durante solenidade de lançamento na Praça da Igreja Matriz de Crateús, na Região dos Inhamuns. No total, são 88 policiais em 16 municípios contemplados.


A 3ª Companhia do Batalhão de Divisas, sediada em Crateús, atende também Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente e possui 44 policiais, entre praças e oficiais.

Será implantada também a 4ª Companhia, com 44 policiais, sediada em Chaval, que é responsável ainda pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras.
Programa em três fases
O Batalhão de Divisas já atua nas fronteiras do Cariri com Pernambuco, e do Vale do Jaguaribe com o Rio Grande do Norte.

O programa tem três fases e contará com um total de 242 policias militares. A primeira delas foi lançada no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias, que contam com 109 policias. A segunda fase acontece com o lançamento das 3ª e 4ª CIAS.

A terceira e última fase vai ocorrer com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.

Segundo o governo do estado, a 1ª CIA conta com 55 PMs, três viaturas e cobre cerca de 293,3 km de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com Pernambuco. Ela é sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA tem 54 policiais, três viaturas e é responsável por cerca de 290,3 km, cobrindo Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com Rio Grande do Norte. A 2ª Cia é sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Sede do policiamento
Batalhão de Divisas - 3ª Cia em Crateús
Rua Bento Coutinho, nº 550, Centro
Telefone: (88) 3692 3511 e 3691 3020.

Batalhão de Divisas - 4ª Cia em Chaval
Sede do posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Rodovia CE 085, km 415, Vila Retiro
Telefone: (88) 3625 1130.

Ponto de apoio em Tianguá
Rodovia CE 187, km 02, Dom Timóteo
Telefone: (88) 3671 9390, 3671 9392 e 3671 9391.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

FUNCEME - Probabilidade de chuva 70% abaixo da média

Foto: Bruno Gomes
As chuvas que surpreenderam no mês passado e voltaram a cair em regiões isoladas do Estado não são suficientes para animar o cearense. O quadro de seca para este ano teve um prognóstico ainda mais preocupante para os próximos três meses, conforme informou, ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para março, abril e maio, há 70% de probabilidade que fiquem abaixo da média histórica; 25% dentro da média; e apenas 5% acima da média. O anúncio foi feito no auditório do Banco do Brasil, em Fortaleza, durante a primeira reunião de 2016 do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse que a probabilidade do quinto ano de seca decorre, ainda, da forte influência do fenômeno El Niño nas águas do Oceano Pacífico e mais o fato de que o Oceano Atlântico não apresenta quadro favorável para impactar no próximo trimestre, onde há, historicamente, maiores precipitações como consequência do ingresso da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Eduardo Martins lembrou que os efeitos do El Niño ocorrem de forma ainda mais negativa pela terceira vez, desde quando se passou a monitorá-lo. Os anos anteriores foram entre 1997 e 1998, e 1982 e 1983. Com isso, a exemplo do que foi observado há um mês, a intensidade elevada do fenômeno diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará.
Já em fevereiro, destacou que as precipitações estão abaixo da média histórica. Apesar de o mês não ter encerrado, o aporte de água para os reservatórios do Estado, principalmente o Castanhão, que vem abastecendo Fortaleza e a sua Região Metropolitana, foi praticamente neutro. Ainda ontem, as chuvas voltaram a cair em 54 dos 184 municípios, sendo as maiores na Região Jaguaribana: Russas (95mm), Morada Nova (72mm) e Limoeiro do Norte (57mm).
No encontro do Agropacto, o secretário executivo da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel lembrou que o Estado está tomando medidas em relação à preservação ao máximo das reservas do Castanhão, diminuindo as outorgas e a vazão. Mesmo reconhecendo que o setor produtivo vai sofrer grandes perdas, ressaltou que, sem o monitoramento, o Castanhão poderia se encontrar em situação bem pior.
1
Preocupação
O presidente da Faec e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya, manifestou sua preocupação com as informações repassadas pela Funceme. Para ele, o quadro é preocupante e, se for confirmado este prognóstico, as reservas hídricas tendem ao colapso. Saboya acredita que as dificuldades atingem, fortemente, a pecuária, a agricultura irrigada e a criação de camarão. Na região de Jaguaruana, há a estimativa de que os prejuízos atinjam cerca de 90 produtores, que geram mais de 500 empregos, conforme informou o próprio presidente da Câmara Setorial do Camarão, Cristiano Peixoto.
Saboya lembrou que a agricultura familiar é protegida por seguro-safra e programas sociais, enquanto o médio produtor ainda não conta com o Seguro-Seca, "proposta que estamos defendendo há três anos", disse. Ele reconhece que a água é prioridade para consumo humano, mas os animais precisam também beber, devendo contar com medidas emergenciais, enquanto se aguarda as águas da Transposição do Rio São Francisco.
O produtor de camarão José Quintão estima que os prejuízos para a carcinicultura deverão chegar a 20% até o fim deste ano. Ele destacou que a queda na produção decorreu da limitação de água proveniente do Açude Castanhão, o que deverá prosseguir pelos próximos meses.
O diretor da Ceasa de Maracanaú, José Maria Pimenta, ainda acredita numa estação chuvosa dentro ou acima da média. Ele tem como parâmetro o fato histórico de que nunca houve, na região, cinco anos de seca, e que há chances de erro no prognóstico.
por Marcus Peixoto - Repórter

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Insegurança: Ceará registra 368 roubos e furtos por dia em janeiro


Trezentos e sessenta e oito pessoas roubadas ou furtadas por dia no Ceará. Este foi o balanço do primeiro mês de 2016, conforme dados divulgados pela Secretária da Segurança e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, janeiro contabilizou 4.916 furtos e 6.503 Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que englobam casos classificados como roubo, excluindo latrocínio (roubo seguido de morte). O número, porém, tende a ser maior, já que a estatística só leva em consideração vítimas que registraram Boletins de Ocorrência (B.Os).

O mês de janeiro deste ano obteve o pior índice de CVP desde julho de 2015, quando a Secretaria da Segurança voltou a divulgar oficialmente o balanço. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Ceará teve 5.384 pessoas roubadas; 20% a menos. Se o atual balanço for comparado com igual período de 2015, quando foram 5.775 roubos, o primeiro mês de 2016 teve um acréscimo de 12% nos casos.

De acordo com estatísticas da SSPDS, as sextas-feiras foram os dias que mais registraram roubos. Mais de 1.000 casos ocorreram nestes dias. O horário preferido pelos criminosos é durante a noite, entre às 18h e 23h59. Somente nestes intervalos ocorreram 34,9% dos casos de CVP, o que representa um total de 2.276 vítimas.

A Capital foi disparado o território com mais registros de CVP. Somente em Fortaleza foram 4.140 pessoas roubadas durante o mês. A Área Integrada de Segurança (AIS) 1, que engloba bairros como Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Centro e Antônio Bezerra, liderou o ranking divulgado pela Secretaria, com um total de 1.082 roubos.

O motociclista César Almeida, 32, foi uma dessas vítimas. O homem voltava do trabalho, quando teve o celular roubado no bairro do Centro.

"Fui abordado quando parei com minha moto em um semáforo. Fiquei assustado, pois eram dois homens armados. Eles pediram meu celular, dinheiro e eu tive que entregar. Felizmente não aconteceu nada de mais grave, apenas danos materiais", comentou o entregador.

O número de furtos em janeiro também foi o mais alto desde julho de 2015. Naquele mês foram 4.181 pessoas furtadas. Já em dezembro de 2015, foram 4.730 casos. O aumento observado entre o último mês de 2015 e o primeiro deste ano é de 3%.

Apesar do elevado índice, o mês de janeiro de 2016 apresentou uma redução de 11% em comparação com igual período do ano anterior, quando foram computadas 5.554 vítimas.

As sextas-feiras também foram os dias em que mais pessoas foram furtadas no Ceará. O horário com maior incidência de crimes foi de 6h às 11h59.

Subnotificação

Apesar de elevado, o número de roubos e furtos no Ceará tende a ser ainda maior do que foi divulgado pela SSPDS. As estatísticas policiais contabilizam apenas aqueles casos em que as vítimas notificaram os crimes por meio do Boletins de Ocorrência. No entanto, parte da população ainda prefere não adotar a prática.

A estudante Camila Silva, 21, por exemplo, informou que já teve o celular furtado neste ano, durante uma festa. A jovem relatou que perdeu os contatos e o número, mas preferiu não ir à Delegacia para registrar o B.O.

"Percebi que meu celular havia sido puxado de dentro do meu bolso. Quando olhei para trás, eu vi um homem correndo na festa. Esta foi a única vez que fui roubada. Mas não quis ir á delegacia por achar que dificilmente conseguiriam recuperar o celular. Sei que pode ser errado, mas conheço gente que registrou o B.O e não aconteceu nada. Por isso preferi deixar pra lá", relatou a jovem.





Fonte Diário do Nordeste

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Horário de verão acaba à 0h do domingo, 21 de fevereiro

horario de verão 2016 acaba (Foto: Editoria de Arte/G1)O horário de verão acaba no dia 21 de fevereiro de 2016. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.
O Ministério de Minas e Energia informou no final de 2015 que a versão 2015/2016 do horário de verão seguiria as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Pela legislação, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
"A estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor certamente muito expressivo", informou o Ministério de Minas e Energia em outubro de 2015.
Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Casal de evangélicos tem moto tomada de assalto no Sítio Buenos Aires em Catarina.


Por volta das 19h, desta terça-feira (16), a Policia Militar de Catarina foi acionada através do 3556-1191 (telefone do destacamento) e  9-8875-9578 (celular da viatura policial), para atender uma ocorrência de assalto a mão armada na localidade de Sítio Buenos Aires, a 1,5 km da sede do município de Catarina. As vítimas, um casal de evangélicos que não tiveram os nomes revelados,  trafegavam pelo referido local em uma moto Honda, CG 125 cc, cor vermelha, placa HXP – Acopiara - CE, quando foram abordados por um elemento encapuzado, magro, moreno trajando camisa vermelha e calça preta, de posse de uma arma de fogo do tipo espingarda, abordou o casal tomando a moto de assalto e em seguida fugindo em direção a zona rural. 

A Policia Militar de Catarina atendeu a ocorrência, realizou diligências,  e solicitou das vitimas para que os mesmos registrassem o B.O. (Boletim de Ocorrência), no posto de atendimento da  14ª Delegacia de Policia Civil local, que atende as quartas-feiras em Catarina. 

No tanque da moto tem um adesivo com a seguinte frase “ Sou feliz porque sou evangélico”.

Qualquer informação sobre o paradeiro da moto tomada de assalto, você pode entrar em contato com a Policia Militar de Catarina através dos números  3556-1191 (telefone do destacamento) e  9-8875-9578 (celular da viatura policial), seu nome será mantido no mais absoluto sigilo.

Fonte - Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo

Com informações do SD – Aluizio.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

1ª Sessão de 2016 irá discutir e votar Projeto de Lei Municipal que Disciplina a criação de animais na zona urbana e vilas rurais do município.

Nesta segunda feira (15) haverá a 1ª sessão ordinária do ano de 2016, que irá discutir e votar o Projeto de Lei Municipal N°01/2016 que Disciplina a criação de animais na zona urbana e vilas rurais do município entres outros assuntos de interesse da população e contará com a presença da Promotora de Justiça Dra. Rosimeire Ribeiro Ximenes.
Também já está disponível para consulta da população e Vereadores o Balanço Geral Consolidado das Contas do Poder Municipal do ano de 2015, que fica disponível na Câmara no período de 60 dias e logo em seguida será encaminhado para o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios).
O Presidente da Câmara, Vereador João da Ematerce convida toda a população a acompanhar a partir das 14hrs a sessão ordinária no Plenário José Rodrigues Irmão, pela Nossa FM 88.7 ou pelo Portal da Câmara www.camaracatarina.ce.gov.br.
Exerça seu papel cidadão, acompanhe os trabalhos do Legislativo Municipal.
Câmara Municipal de Vereadores de Catarina INDEPENDÊNCIA E HARMONIA.
 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'Virose da mosca' lota emergências no Interior

Com a chegada das chuvas, as moscas ressurgem e, com elas, as doenças sazonais - surto de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares - que tem acometido um número crescente de moradores no Interior e na Capital. As emergências dos hospitais, de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os postos de saúde diariamente estão lotadas de pacientes com queixas semelhantes.
O médico infectologista Ivo Castelo Branco Coelho lembra que o surto começou antes do Carnaval. "Todos os anos, nessa época, o problema se repete. Com as chuvas, os poços transbordam, o nível do lençol freático sobe e há a proliferação de moscas, que pousam no ambiente contaminado, disseminando o agente etiológico", detalha.
Como suspeita-se que o principal vetor do surto é a mosca, que proliferou muito nas duas últimas semanas, popularmente, o quadro de náuseas, diarreia e febre passou a ser denominado "virose da mosca". Entretanto, o agente pode ser vírus ou bactéria. "Não sabemos a causa específica, o agente etiológico desse. Só com realização de exames", diz Castelo Branco.
Na maioria dos casos, não há necessidade de internação. O tratamento é feito com hidratação oral. Se houver mais de dez evacuações por dia, com vômito, é preciso reidratação venosa, por algumas horas, em unidade de atendimento médico.
Na emergência do Hospital Regional de Iguatu, a toda hora, chegam pacientes apresentando os sintomas da virose. O mesmo ocorre na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não se tem uma estatística de aumento de casos dos últimos 15 dias, mas os médicos e enfermeiros dizem que o número de pacientes com a queixa da virose triplicou.
O médico plantonista Carlos Alberto Brady Moreira disse que, de janeiro a março, é comum o surgimento dessas doenças: "É cíclico. As moscas proliferam e favorecem a contaminação". Ele reforça a necessidade de hidratação bem feita, principalmente em idosos e crianças.
A médica pediatra Lúcia Abrantes, que também atende na emergência do Hospital de Iguatu, mostrou-se preocupada com o que chamou de descuido das mães em deixar de usar o soro caseiro ou mesmo do que é distribuído nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF): "As crianças chegam com sintomas de desidratação. Nessas duas últimas semanas, houve um aumento significativo".
Na tarde de ontem, o ajudante de pedreiro Carlos Gonçalves procurou a emergência do Hospital de Iguatu, reclamando de vômito e diarreia. "O mal-estar aumentou e não aguentei", contou. No hospital, ontem, três funcionários, deixaram o trabalho com sintomas semelhantes.
Cariri
Nas unidades básicas de saúde da região do Cariri, os médicos já registram acréscimo na quantidade de pacientes, principalmente crianças, apresentando sintomas como diarreia, febre e vômito. No Hospital São Francisco, do Crato, que atende outros 12 municípios, a média diária saltou de 30 para 100 atendimentos, nas duas últimas semanas.
A enfermeira Amanda Holanda explica que, apesar do aumento no número de pessoas acometidas, o quadro não preocupa. "A gente já espera sempre que começa a chover. É algo bastante comum, característico do período. Não é nada grave. O número de pacientes começa a reduzir ao passo em que as chuvas perdem intensidade", explica.
Na feira livre, as moscas pousam nos alimentos. O mesmo ocorre nas lanchonetes e padarias. Consumidores e funcionários reclamam do aumento do inseto. É preciso cuidados básicos de higiene, limpeza das mãos e proteção da comida. Essas são as recomendações dos médicos para evitar o aumento dos casos de diarreia e vômito nessa época do ano.
Fonte: Diário do Nordeste

Ministério confirma a 3ª morte por zika em adultos e amplia dúvidas sobre alcance do vírus

Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. A paciente, uma jovem de 20 anos do município de Serrinha, foi internada em 11 de abril no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, no Rio Grande do Norte, com queixas respiratórias. Morreu 12 dias depois. 
Na época, médicos suspeitaram que a morte poderia estar relacionada à dengue grave, mas exames deram inconclusivos. Diante do aumento de casos de zika registrados no País ano passado, o Instituto Evandro Chagas decidiu fazer uma nova análise do material, encontrando, desta vez, confirmação para a infecção por zika.
O achado, considerado de extrema importância por autoridades sanitárias, foi levado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora não seja o primeiro diagnóstico de morte por zika, o terceiro caso traz mostras mais robustas de que a doença pode levar a quadros mais graves do que inicialmente se imaginava. Não apenas para bebês infectados no período da gestação, mas para adultos que, até então, não apresentavam problemas graves de saúde. "Vamos percebendo um espectro mais amplo da doença, com maior gravidade", afirmou o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Informações obtidas até o momento mostram que a jovem tinha saúde normal até a infecção.
As mortes registradas no Brasil são as primeiras no mundo. O primeiro paciente a ter óbito por zika era um homem do Maranhão. O resultado, divulgado em novembro, foi analisado com cuidado por causa das condições do paciente. Ele apresentava lúpus, uma doença que pode se complicar de forma expressiva quando o organismo é infectado por bactérias ou por vírus, como o zika. No segundo caso, confirmado dias depois, a paciente, também uma jovem, não tinha até a infecção problemas graves de saúde. Os primeiros sintomas apresentados foram dor de cabeça, náuseas e pontos vermelhos na pele e nas mucosas em setembro. Ela morreu no fim de outubro.
Orientação
Maierovitch avalia que o fato de a terceira paciente ter apresentado problemas respiratórios não é suficiente, por si só, para que médicos investiguem infecção por zika quando queixas semelhantes surgirem. "Mas a morte confirma a necessidade de que médicos tratem pacientes com suspeita de zika com muita atenção."
O diretor do Ministério da Saúde afirma não haver ainda uma hipótese para explicar o fato de zika poder levar pacientes adultos - e sem histórico de doenças - à morte. "Essa é mais uma pergunta das inúmeras que ainda precisam ser respondidas sobre o zika", completou.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval no Ceará deixou um rastro de sangue com 84 mortes violentas


Pelo menos, 84 pessoas tiveram morte violenta em todo o Ceará durante o Carnaval deste ano. No total, o estado registrou 62 casos de assassinatos, 17 mortes em acidentes de trânsito e mais cinco óbitos em afogamentos. O Interior foi a região com o maior número de assassinatos, com 31 casos. Ressalte-se que o balanço ainda é parcial e o resultado final poderá ser alterado.
Em Fortaleza, 14 pessoas foram assassinadas entre a manhã da última segunda-feira (5) e o início da madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas (10). Já na Região Metropolitana, foram 14 casos.
Em Fortaleza, os 17 casos de homicídios ocorreram nos seguintes bairros: Bom Jardim (3 casos), Mondubim, Conjunto Prefeito José Walter, Henrique Jorge, Passaré, Conjunto Ceará, Vila Peri, Parque Dois irmãos, Maraponga, Serrinha, Barra do Ceará, Quintino Cunha, Antônio Bezerra, Sabiaguaba e Mucuripe.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram mais 14 casos, nos seguintes Municípios: Maracanaú (4), São Gonçalo do Amarante (2), Maranguape (2), Cascavel, Caucaia (2), Aquiraz (2), e Horizonte.
Já no Interior, os 31 assassinatos aconteceram nos Municípios Sobral (2), São João do Jaguaribe, Juazeiro do Norte (3), Barbalha, Crato (3), Quixadá, Parambu, Coreaú, Camocim, Baturité, Pentecoste, Solonópole, Uruburetama (2), Trairi, Jaguaruana, Assaré, Ibicuitinga, Itapipoca (2), Milhã, Várzea Alegre, Palmácia, Nova Russas, Caririaçu e Redenção.
Acidentes fatais
No total, 17 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais e federais que cortam o Ceará, além de vias urbanas e estradas vicinais no Interior. O sinistro mais grave ocorreu na CE-455, em Maranguape, na noite de sábado de Carnaval, quando um veículo desgovernado e em alta velocidade atropelou cinco pessoas, matando três delas na hora
O desastre ocorreu no distrito de Amanari, onde morreram Ana Lidiane Nazário (está grávida, no quarto mês de gestação), Juscelino Marinheiro de Sousa e Pedro Henrique Moura Aragão.
Ocorreram mortes em acidentes também nos Municípios de Fortaleza (3 casos), Limoeiro do Norte, Acopiara, Apuiarés, Aquiraz, Quixeramobim, Massapê, Beberibe, Nova Olinda, Independência, Parambu e Jardim.
Cinco pessoas morreram vítimas de afogamento nos Municípios de Amontada, Paramoti, Crato, Caucaia e Parambu.
Fonte Blog do Fernando Ribeiro

Poucas chuvas no Carnaval preocupam agricultores


Iguatu. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de que sol predominaria durante o Carnaval no Ceará confirmou-se. De sábado até ontem, ocorreram apenas precipitações isoladas e de baixa pluviometria.
No campo, o afastamento das chuvas já começa a preocupar que fez o plantio de milho e de feijão na segunda quinzena de janeiro passado.
A semente germinou e os pés brotaram. "Tomara que a chuva volte logo porque a lavoura não vai suportar um sol forte como está", disse o agricultor, Marcos Alves, da localidade de Palestina, em Orós. "Do jeito que o inverno (chuva) vinha estava muito bom".
Para o decorrer desta quarta-feira de Cinzas, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para amanhã, podem ocorrer precipitações localizadas em todas as regiões do Estado.
3
Redução
Nesta terça-feira gorda, a Funceme registrou chuva em apenas 19 municípios. As cinco maiores ocorreram em Acaraú (30mm), Senador Sá (29mm), Granja (26mm), Bela Cruz (20mm) e Marco (16.5mm). Na segunda-feira, 8, as precipitações foram mais reduzidas ainda, atingindo somente 14 municípios, com baixa pluviometria. No domingo de Carnaval, choveu apenas em seis municípios. Foi um dia de sol para alegria dos foliões.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, havia uma forte tendência de sol predominar durante o Carnaval por causa do deslocamento do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que vinha provocando chuvas no Estado desde a segunda quinzena de janeiro. "Esse é um sistema que geralmente se verifica na pré-estação e que se prolonga até a primeira quinzena de fevereiro", explicou Fritz.
Prognóstico
A Funceme mantém o prognóstico de que há 65% de chance para que a estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará registre chuvas abaixo da média histórica para o período, por causa do fenômeno El Niño, aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. "O El Niño continua intenso e, segundo nossos estudos, esse modelo afeta o sistema de chuva no Ceará", esclareceu Fritz.
No próximo dia 20, a Funceme deve divulgar o segundo prognóstico para a quadra chuvosa no Estado. A tendência de precipitações abaixo da média permanece. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, continua afastada.
Para o mês de fevereiro, o esperado é de 118.6mm, mas até ontem foram observados apenas 32.9mm, um déficit de 72.3mm, em média. Já no mês de janeiro, período de pré-estação foram registrados 195.4mm, ou seja, choveu, em média, 97.9mm a mais. O esperado para o período era de 98.7mm.
Açudes
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o volume médio de água armazenado é nos açudes é de 13%. Dos 153 mananciais monitorados pelo órgão, 128 permanecem com volume inferior a 30%. Só um açude de pequeno porte está sangrando, Caldeirões, em Saboeiro. Outros dois estão com volume acima de 90%: Trici, em Tauá, e Colina, em Quiterianópolis.
Fonte Diário do Nordeste

Bebê revive após de ficar 15h em frigorífico de necrotério na China

Um bebê chinês voltou à vida milagrosamente quando ia ser incinerado depois de ter sido declarado morto e ter passado a noite na câmara frigorífica de um necrotério. Apesar do milagre, os médicos estão pessimistas sobre as possibilidades de sobrevivência do bebê. Os funcionários de uma agência funerária do distrito de Pan'an, numa província do leste, preparavam a cremação de um bebê quando, de repente, ele começou a gemer, contou uma tv local.

O bebê havia sido declarado morto na véspera e passou cerca de 15 horas no frigorífico do necrotério, a uma temperatura de -12 graus. Assombrados, os funcionários avisam o padre e os serviços de socorro, que y a los servicios de socorro, que hospitalizaram a criança na CTI.

O caso ocorreu durante o fim de semana de festas do Ano Novo lunar chinês e ganhou a imprensa. Depois de nascer, no início de janeiro, o bebê passou 23 dias em uma incubadora, mas seu pai o retirou para poder passar em família as festas do Ano Novo. Dois dias depois, o pai levou o bebê de novo para o hospital, em estado grave, e a criança veio a falecer em 4 de fevereiro.

Um médico atestou que coração do bebê havia parado de bater. Antes de colocá-lo de câmara frigorífica, o pai o envolveu numa roupinha de lã e um saco de dormir, o que talvez tenha salvado sua vida.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na CE-371, em Campos Sales.

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na CE-371, em Campos SalesUm acidente grave envolvendo um ônibus da empresa Guanabara aconteceu na CE-371, região de Sítio Queimado, localizado a cerca de 7 km do município de Campos Sales, na região do Cariri, por volta das 5h da manhã desta quinta-feira (4). De acordo com informações da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou. O ônibus fazia o trajeto Fortaleza - Campos Sales.
Conforme o relações públicas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Marcos Costa, o acidente causou a morte de pelo menos dois passageiros. Entretanto, não se sabe ainda a quantidade de pessoas envolvidas na ocorrência. Outros passageiros estão presos nas ferragens do ônibus e aguardam resgate. O ônibus ainda está tombado.
Estão atendendo as vítimas viaturas da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de dois helicópteros da Ciopaer, um com base em Juazeiro do Norte, com aparatos de ambulância, e outro, saída de Fortaleza, que se assemelha a uma UTI móvel.
Responsáveis pelas relações públicas tanto do Corpo de Bombeiros como da Polícia aguardam, ainda, mais informações sobre o caso. Falhas no sinal de telefonia dificultam a comunicação com as equipes que estão atendendo a ocorrência.

Mais informações em instantes.
Fonte: site www.bocaquente.com.br