Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Corpo encontrado em decomposição dentro de poste é identificado em GO

O corpo encontrado em decomposição dentro de um poste do Setor Jardim Europa, em Goiânia, foi identificado na tarde desta segunda-feira (21).Trata-se de Dagoberto Rodrigues Filho, de 68 anos, que estava no Instituto Médico Legal (IML) e foi identificado por papiloscopistas da Polícia Civil. A família da vítima informou ao G1 que ele foi carpinteiro, mas deixou de trabalhar devido a um transtorno mental e costumava passar vários dias fora de casa.
A identificação foi feita por meio de análise de digital. O corpo seguia no IML, até as 18h, pois familiares ainda estão organizando todos os documentos necessários para fazer a liberação.
Filha da vítima, a auxiliar de contabilidade Adriane Rodrigues, de 36 anos, disse ao G1que o pai morava com ela, a mulher e o neto no Setor Aeroporto Sul, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Segundo ela, o pai sempre trabalhou como carpinteiro, mas há cerca de 17 anos começou a ter problemas mentais.
"Ele fazia acompanhamento psicológico, mas não consegui internação para ele. Às vezes, ele saía e ficava até cinco dias sumido, mas sempre voltava ou dava um jeito de ligar para a gente buscar", disse ao G1.
No último dia 7 de novembro, Dagoberto voltou a sumir, mas, diferente das outras vezes, não entrou em contato. A família começou a procurar e ir a clínicas e hospitais, mas não conseguiu nenhuma informação sobre ele.
Adriane resolveu pedir ajuda nas redes sociais. A família havia morado por 26 anos no Jardim Europa, bairro onde o corpo foi encontrado. Uma antiga vizinha viu as fotos na web e ligou para a auxiliar afirmando que um cheiro muito forte vindo de dentro do poste que estava no canteiro central.
Naquele momento, a filha se lembrou de algo que o pai uma vez lhe disse. "Das vezes em que ele saía, eu perguntava onde ele dormia, que não precisava daquilo. E uma vez ele confessou que já tinha dormido dentro daquele mesmo poste. Na hora, me deu aquele estalo", revela.
No entanto, a filha e a polícia não souberam dizer como Dagoberto entrou no poste.
Adriane então esteve no local e acompanhou parte do trabalho feito pelos bombeiros, que tiveram de serrar o poste. Nesta manhã, esteve no IML com toda documentação do pai, mas, ainda assim, não foi possível a identificação. O órgão só confirmou a identidade após análise de digitais.
Pelo estado do corpo, não será possível fazer velório. De acordo com Adriane, o pai será enterrado na terça-feira (22), por volta das 9h, no Cemitério Vale da Paz, em Goiânia.
Investigação

O corpo foi achado dentro do poste na noite de domingo (20), no canteiro central da Avenida Viena, no Jardim Europa, região sudoeste da capital. Segundo o delegado Francisco Costa Júnior, que esteve no local, o poste é usado em redes de alta tensão. Como ele é oco, possui uma abertura embaixo. "O poste estava deitado no canteiro central. Agora, como essa pessoa entrou lá dentro, eu ainda não sei", disse.

De acordo com a  Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), o caso será investigado pelo delegado Danilo Proto, a partir da terça-feira.
Há alguns dias, moradores da região já tinham acionado os bombeiros diante do cheiro forte nas imediações onde o poste estava. Geralda Aparecida da Silva, dona de uma pamonharia que fica em frente ao local onde o corpo foi encontrado, conta que os fregueses do restaurante já estavam reclamando do mau cheiro. "Muito ruim. Um cheiro muito forte que incomodava bastante", disse.
Rede de alta tensão

O poste onde o corpo foi encontrado é um dos que estão deitados nos canteiros centrais de várias vias da região sudoeste de Goiânia. Eles foram deixados no local há quase 3 anos para serem instalados nas obras de expansão de uma rede elétrica de alta tensão, pela Companhia Energética de Goiás (Celg).

A estatal federal Eletrobras suspendeu a obra há 2 anos, depois que um relatório do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) apontou várias falhas no projeto de implantação da rede. Agora, os moradores do bairro lutam para que as estruturas sejam retiradas.
A Celg informou que ainda não tirou os postes do local porque espera a obtenção do alvará de construção e renovação da licença ambiental da Prefeitura de Goiânia para, então, continuar as obras de implantação da linha de alta tensão. De acordo com a companhia, o sistema é “imprescindível” para a melhoria do sistema e atendimento aos próprios moradores.
A comerciante Soraia Petroni denuncia que o lugar tem sido usado por traficantes de drogas. “Isso daqui já é um ponto de drogas, a gente vê pessoas deixando coisas aí dentro. De repente, passa outra pessoa e pega. Isso daqui já virou um ‘aviãozinho’ do Parque Anhanguera”, reclama.
O comerciante Flávio Ferreira é dono de uma loja que fica bem próximo aos postes. Ele afirma que a morte é um dos vários problemas vividos pela população local. “Está aqui abandonado, a Celg deveria, se tivesse um cuidado maior, esta morte e outras coisas não teriam acontecido”.


Fonte: G1

Eclética, Ivete Sangalo grava com Raimundos e dá canja na bateria; assista

Ivete Sangalo
Mainha é eclética! Ivete Sangalo participou da gravação do DVD da banda Raimundos, em Curitiba. A cantora baiana atacou de baterista, assumindo as baquetas, durante a música "A Mais Pedida", um dos sucessos da banda de rock de Brasília, famosa por hits como "Mulher de Fases", "Me Lambe", "Reggae do Manero" e "Aquela".

Veveta adorou a experiência. "Que noite!!!Amei estar com vocês", comentou ao postar o vídeo com sua canja na bateria. A gravação ocorreu no Teatro Positivo, que reuniu mais de 4.000 pessoas.

O primeiro DVD acústico dos Raimundos tem previsão de lançamento para março ou abril do próximo ano, pela gravadora Som Livre. Além de Ivete, também participaram da gravação Dinho Ouro Preto, Alexandre Carlo, do Natiruts, Oriente e Fred Castro, o baterista da formação original.


Fonte Diário do Nordeste

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Silvio Santos quer Gugu Liberato e Sabrina Sato no SBT


Silvio Santos quer apresentadores da Record (Foto: Divulgação)

Após Raul Gil ser dispensado pelo SBT e Celso Portiolli ser transferido para as tardes de sábado, agora a emissora corre contra o tempo para organizar sua programação para 2017. Silvio Santos quer apresentadores da Record.

Segundo o jornal ´Estadão´, o dono do SBT já disse que quer Sabrina Sato e Gugu Liberato – ambos da Record -, e as conversas com os representantes dos apresentadores já foi iniciada. Silvio acredita que os dois novos contratados podem fazer o SBT voltar a vice-liderança aos finais de semana.

Ainda de acordo com o jornal, caso a contratação dos dois realmente venha a acontecer, a programação ficaria a seguinte: Celso Portiolli ocupa a vaga de Raul Gil, passando o bastão para Sabrina Sato. Gugu Liberato reassumiria o “Domingo Legal”, atração que comandou durante 16 anos no SBT e que deixou em 2009 para se transferir para Record.

Sabrina tem vínculo com a Record que vai até 2018, porém, já confidenciou a amigos que sonha em trabalhar com Silvio Santos. No entanto, Karina Sato, a irmã e empresária de Sabrina, disse ao ´Estadão´ que não existe negociação com o SBT.

O jornal tentou contato com Gugu, mas não obteve sucesso até o fechamento da matéria. Já o SBT, consultado sobre o assunto, disse que não existem negociações com os apresentadores.

  


Fonte Noticias ao Minuto

Brasileiro é nomeado cardeal pelo Papa Francisco


O papa Francisco nomeou neste sábado (19), 17 novos cardeais, entre eles o arcebispo de Brasília, Sérgio da Rocha. Na homilia da missa do consistório, o pontífice alertou sobre o "vírus da polarização" e disse que, apesar de todos serem diferentes, é preciso não ser "inimigo" dentro da Igreja.
"Nós viemos de terras distantes, temos costumes, cores de pele, línguas e condições sociais diversas. Pensamos de maneiras diferentes e celebramos a fé também com ritos diferentes. E nada disso nos torna inimigos, ao contrário, é uma de nossas maiores riquezas", disse o papa.
A fala de Francisco é uma crítica velada aos recentes momentos de tensão entre os cardeais. Nesta semana mesmo, foi tornada pública uma carta de questionamentos ao papa por cardeais conservadores, liderados pelo norte-americano Raymond Léo Burke.
Nomeações
Dos 17 novos cardeais nomeados por Francisco, 13 terão direito a voto em um possível conclave – quando é eleito um novo pontífice para a Igreja Católica. Assim como nos dois consistórios anteriores, o papa optou por "descentralizar" as escolhas da Europa e nomeou novos cardeais latino-americanos, asiáticos e africanos em um número maior que seus antecessores.
Com as nomeações de hoje, Francisco já indicou 44 dos 121 cardeais que podem votar. Mas esse número diminuirá para 120 no dia 28 de novembro, quando o cardeal senegalês Sarr completará 80 anos e deixará de estar apto ao voto.
Agora, são 121 cardeais eleitores e 107 não eleitores na Igreja Católica. Do total de cardeais, 112 são europeus (54 eleitores), 62 das Américas do Norte, Central e do Sul (34 votantes), 24 da África (15 eleitores), 24 da Ásia (14 votantes) e quatro da Oceania (quatro eleitores).
Os 13 novos cardeais votantes são: Mario Zenari (Itália), Dieudonne Nzapalainga (República Centro-Africana), Carlos Osoro Sierra (Espanha), Sérgio da Rocha (Brasil), Blase Cupich (EUA), Patrick D'Rozario (Bangladesh), Baltazar Enrique Porras Cardozo (Venezuela), Josef De Kesell (Bélgica), Maurice Piat (Ilhas Maurício), Kevin Farrel (EUA), Carlos Aguiar Retes (México), John Ribat (Papua Nova Guiné), Joseph William Tobin (EUA).
Encontro com papa emérito Bento XVI
Após a cerimônia de nomeação, o papa e os 17 novos cardeais foram à capela do ex-convento Mater Ecclesiae, onde foram abençoados pelo papa emérito Bento XVI.
Nas imagens divulgadas pela Central Televisiva do Vaticano (CTV), é possível ver que para Francisco abraçou Joseph Ratzinger, em gesto repetido por todos os novos cardeais. A benção ocorreu após uma oração na capela e, apesar de aparentar estar mais magro, o papa emérito estava muito sorridente e participando de todos os atos.
Fonte: Agência Brasil

Banco do Brasil anuncia fechamento de agências e plano de aposentadoria


O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou neste domingo (20) um conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo do próximo ano, que prevê o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada, disse o banco estatal em fato relevante.
Após a reorganização da rede de atendimento, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas, disse o banco, acrescentando que as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua.
"A economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, é estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e 300 milhões de reais da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras", disse o banco.
Também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O BB disse que vai divulgar o impacto financeiro do plano de aposentadoria incentivada após o período de adesão.
"As medidas anunciadas não impactam as projeções (Guidance) divulgadas para 2016", disse o Banco do Brasil.
Fonte: G1

FTA recupera moto roubada e prende suspeitos de prática de assaltos


Foto - Blog do Edy Fernandes 
Foto - Blog do Edy Fernandes 



















A equipe da FTA,formada pelos soldados Teixeira,Wilker,Bruno e Manuel Junior,realizou no final da tarde desse domingo,20,a prisão de dois homens,que estavam de posse de uma moto roubada e são suspeitos da prática de assaltos.A abordagem aconteceu na CE-363, no distrito de Inhamuns,entre Vera Cruz e Guaribas.Com a dupla foi encontrado também um revólver calibre 38.O primeiro acusado é Leandro Freire Vilarim,30 anos,natural de Campina Grande,Estado da Paraíba e residente naquele Estado,estava na região com a finalidade de praticar assaltos.O segundo suspeito é José Emersom de Sousa,19 anos,natural de Aiuaba,mas residente em Tauá.A dupla andava na moto YBR-Yamaha,ano 2008,placa:HYX-5216,pertence a José Eugênio Cândido Araújo,que havia sido furtada em frente a Lanchonete Eugênio Lanches,na última quinta-feira.A dupla seguia com destino ao Municipio de Mombaça,onde iria pegar um armamento e fazer um assalto a um caixa rápido de uma loja,nessa segunda-feira.Os suspeitos e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Policia,para os devidos procedimentos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Nova eleição para prefeito poderá ser realizada em Caririaçu


O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TTJCE) derrubou a liminar que beneficiava o candidato a prefeito mais votado em Caririaçu, Edmilson Leite (PDT), e município pode ter novas eleições. 

Em 2010, a Câmara Municipal de Caririaçu desaprovou, através do Decreto Legislativo nº 41/2010, as contas da gestão do ex-prefeito Edmilson Leite, tornando-o inelegível. 

Em 2016, Edmilson conseguiu, através de liminar, a suspensão da sessão da Câmara que desaprovou as contas, possibilitando-o de disputar novamente a Prefeitura. 

Liminar derrubada 

Porém o desembargador destacou o prazo para entrar com recurso contra o decreto da Câmara termina cinco anos após a decisão, ou seja, ainda em 2015. Logo, a liminar que mantinha Edmilson elegível não deveria nem mesmo ter sido aceita, por não atender ao "requisito de admissibilidade recursal". 

Edmilson obteve 52,72% dos votos nas Eleições 2016.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Vítima persegue trio que arrombava sua casa em Várzea Alegre e um deles era seu próprio filho

Unidade policial de Várzea Alegre (Foto: Reprodução)


Um caso inusitado foi registrado por volta de duas horas da madrugada de quarta-feira na Rua Antônio Alves Costa, 150 (Bairro Zezinho Costa) em Várzea Alegre. Ali mora o marchante Antonio Ronaldo Mendes de Sousa, de 44 anos, que estava dormindo e foi acordado com um barulho estranho notando que destelhavam sua casa. Ele decidiu correr atrás dos suspeitos e percebeu que se tratava de três homens os quais tentavam praticar um furto qualificado em sua residência.

Para sua surpresa, um deles era o próprio filho Cícero Romário Carlos de Souza, de 21 anos, que mora na Rua Vicente Honório, 163 (Bairro Varjota), já responde por dois crimes de roubos e fugiu. Com o apoio de guardas noturnos conseguiu deter os outros dois e entregá-los à polícia. Eram os crediaristas Antonio André da Silva Ferreira, de 18, o “Toinzinho” residente na Rua José Augusto Leite, 308 (Varjota), e Cícero Barbosa, de 35 anos, o “Gigante” que mora na Rua Otávio Cesar Costa e já responde um homicídio.




Fonte Site Miséria

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Secretária do MEC descarta cancelamento da redação Enem

Foto - O Estadão 
A secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena de Castro, descartou nesta terça-feira, 8, a possibilidade de cancelar a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após a suspeita de vazamento do tema. “Não há risco de cancelamento da prova nem da redação. A situação está muito circunscrita”, disse Maria Helena.Segundo a secretária-executiva do MEC, os casos revelados pela Polícia Federal, que no último domingo prendeu suspeitos que teriam tido acesso ao tema da redação, estão sendo averiguados. “As informações que nós temos é que não houve vazamento, e a PF continua as suas investigações”, disse.
Maria Helena minimizou a situação e afirmou que suspeitas de vazamentos acontecem todos os anos, devido à complexidade da logística de se aplicar o exame no País inteiro. Ela, no entanto destacou que, a cada ano, o sistema de segurança tem sido aperfeiçoado. Na segunda-feira, 7, o Ministério Público Federal no Ceará entrou com uma ação na Justiça Federal para que a prova de redação do Enem fosse anulada, pois o “vazamento do tema da avaliação violou o tratamento isonômico que dever ser assegurado aos candidatos”.

PEC do Teto
Maria Helena reconheceu nesta terça-feira que dificilmente será possível cumprir a meta mais importante estabelecida pelo Plano Nacional de Educação de investir 10% do PIB em educação até 2024. Em um seminário para apresentar um balanço sobre o monitoramento das 20 metas propostas pelo PNE, ela culpou o governo anterior da presidente Dilma Rousseff pelo mau desempenho e rebateu as críticas de que a proposta que institui um teto para os gastos públicos vai inviabilizar a execução PNE.
“A PEC não traz nenhum risco ao financiamento da educação pública do nosso País, dados mostram que sem a PEC, sim, nós teríamos uma situação de caos”, disse.
Para a secretária-executiva do MEC, a proposta do novo governo do presidente Michel Temer é “uma garantia de recursos para a educação”. “O maior risco para a educação seria a continuidade da grave crise econômica promovida, nos últimos cinco anos, pelo governo anterior e que dilapidou a base tributária do setor público”, disse.
Durante a apresentação do balanço, Maria Helena destacou que o porcentual do PIB investido caiu no ano passado por conta da crise. Citando dados do Tesouro Nacional, ela afirmou que, em 2015, foram investidos apenas 5,3% do PIB em educação ante 6,6% do ano anterior. Sem fazer estimativas, ela admitiu que esse porcentual deverá ser ainda menor este ano.
A secretária-executiva também ressaltou que, no ano passado, o investimento do MEC foi 46% menor do quem em 2014, caindo de R$ 11,2 bilhões para R$ 6,1 bilhões.
Segundo relatório divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), será necessário investir R$ 225 bilhões para atingir a meta de investir 10% do PIB à educação até 2024.
Para alcançar a meta intermediária, de 7% em 2019, seria necessário investir cerca de R$ 54 bilhões adicionais aos R$ 344 bilhões já aportados atualmente no setor.
O monitoramento também mostrou que outras metas não foram cumpridas, como a que estabelecia a universalização do acesso das crianças à pré-escola. Segundo Maria Helena, a meta deveria ter sido cumprida em 2016, mas ainda faltam cerca de 600 mil vagas.
A lei do PNE foi aprovada em 2014 e traça um conjunto de metas que vão da educação infantil ao ensino superior, além da valorização docente, e que deveriam ser alcançadas até 2024. Não há, porém, sanções caso não se cumpra o estabelecido.

Donald Trump vence Hillary Clinton e é eleito presidente dos EUA

O presidente eleito Donald Trump fala após vitória (Foto: Mike Segar/Reuters)
                           Foto: Mike Segar/Reuters
Donald Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos. Contrariando pesquisas e previsões, ele derrotou Hillary Clinton e teve sua vitória projetada pela agência Associated Press (AP) às 5h32 (hora de Brasília) desta quarta-feira (9).Quando entrou o número de delegados do estado de Wisconsin na conta da AP, Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral. A imprensa americana informou minutos depois que Hillary ligou para o rival e admitiu a derrota. "Eu a cumprimentei pela campanha muito disputada", disse Trump em seguida, em seu discurso da vitória.

Ao falar aos seus simpatizantes, Trump defendeu a união do país após a disputa eleitoral, ao afirmar que será presidente para "todos os americanos". "Todos os americanos terão a oportunidade de perceber seu potencial. Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos", discursou. Trump disse ainda que o plano do país deve ser refeito. "Vamos sonhar com coisas para nosso país, coisas bonitas e de sucesso novamente."A democrata Hillary, de 69 anos, e o republicano Trump, de 70, protagonizaram uma disputada e agressiva campanha de quase dois anos, marcada por ofensas e ataques pessoais.

Durante a noite, enquanto a apuração avançava, Trump conquistou vitórias surpreendentes sobre Hillary em estados-chave para a definição, abrindo o caminho para a Casa Branca e abalando os mercados globais que contavam com uma vitória da democrata.
A maré começou a virar a favor de Trump após as vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Iowa. Ele ainda se tornou o primeiro candidato de seu partido a ganhar na Pensilvânia desde que George H. W. Bush o fez em 1988.
A demora na definição de alguns estados, onde os números de Hillary e Trump ficaram muito próximos, fez com que a primeira projeção sobre sua vitória tenha saído apenas às 5h32, muito mais tarde do que nas eleições anteriores. Em 2012, por exemplo, o resultado já era conhecido antes das 2h30 da quarta

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Vem aí a maior 'superlua' em 70 anos


http://s2.glbimg.com/1XeMMBfrOYu08x5aZzG4tIwm680=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/06/superlua.jpg
(Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh)
 
Daqui a alguns dias, a Lua estará mais perto de nós do que o comum. Na verdade, ela não se mostra tão atrevida há algumas décadas. Na véspera do próximo dia 14, será possível observar a maior Superlua em quase 70 anos.

Mas do que se trata o fenômeno? De acordo com a astrônoma britânica Heather Couper, as superluas são resultado de uma "casualidade".

"A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme", afirma.

Essa coincidência ocorrerá novamente no dia 14 de novembro e o fenômeno deve ser extraordinário por causa da proximidade: nesta data a Lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu - que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034.

Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial - mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses - a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro. É possível se preparar para aproveitar melhor o fenômeno e ainda identificar algumas "surpresas"
 
 
 
 
 
 G1 Ciência/saúde

Fãs de Zezé di Camargo abandonam show antes do fim após voz do cantor falhar várias vezes


A voz do cantor Zezé de Camargo falhou várias vezes durante show na noite deste sábado, 5, no Classic Hall, em Olinda -PE. Uma parte do público ficou decepcionada e acabou deixando o local antes do final da apresentação.
De acordo com o portal Diário de Pernambuco, logo no início, o cantor já demostrava falhas vocais e não conseguia alcançar as notas mais altas. “Ele não tem mais voz. Não sei se foi algum problema hoje, mas nunca vi um show tão ruim. Se ele tiver assim mesmo é melhor se aposentar”, afirmou, ao DP, o militar Luciano José Lopes.
Por outro lado, uma fã da dupla há 23 anos amenizou a situação embaraçosa ao dizer que “as pessoas falam sem saber que ele teve problema nas cordas vocais”.
Em 2008, Zezé, diagnosticado com um cisto congênito, passou por uma cirurgia nas cordas vocais e, desde então, sua voz não atinge a mesma potência de antes.
Fonte: O Povo

NO CEARÁ - Candidatos presos por fraudar Enem

Foto - Diário do Nordeste 
Durante o segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no inicio da tarde de ontem, a Polícia Federal (PF) prendeu quatro participantes que realizavam os exames em três municípios do Interior e na Capital. Eles foram flagrados tentando fraudar as respostas das provas por meios eletrônicos e com gabaritos escritos. Em todo o País foram 11 prisões. Em Fortaleza, o secretário de Saúde de Alto Santo, Antônio Diego Lima Rodrigues, de 34 anos, fazia prova em uma instituição de ensino no Centro da Capital cearense. Ele estava usando pontos eletrônicos nos ouvidos.
Em Independência, distante 306 km de Fortaleza, uma mulher portava um aparelho celular na bolsa, além de um gabarito. Os policiais também encontraram uma situação semelhante na cidade de Juazeiro do Norte, distante 549 Km da Capital. Uma candidata foi presa com gabarito escrito na roupa. Ainda segundo a PF, policiais militares também prenderam uma pessoa por fraude. No Cedro, no Centro-Sul do Estado, um candidato foi preso com um dispositivo. Os presos em flagrante deverão responder perante a Justiça Federal, na medida de sua participação, pelos crimes contra a fé pública, o patrimônio, a paz pública, dentre outros crimes.

A PF deflagrou duas operações ontem: a Operação Jogo Limpo, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará e a Operação Embuste, em Minas Gerais. A Operação Embuste, deflagrada na tarde ontem, consistiu no cumprimento simultâneo de 28 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva, 15 de busca e apreensão e cinco de sequestro de bens, todos expedidos pela Justiça Federal de Montes Claros (MG). Conforme a PF, o grupo que fraudava a partir de Minas Gerais negociava o gabarito das provas por uma quantia entre R$ 150 mil e R$ 180 mil. O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (9) e o resultado final em 19 de janeiro.
Reincidência
De acordo com a PF, os envolvidos nessas negociações criminosas já teriam, neste ano de 2016, fraudado ao menos dois processos seletivos: o vestibular realizado na cidade de Mineiros (GO), ocorrido nos dias 15 e 16 de outubro, e o vestibular destinado à seleção para o curso de Medicina, realizado na cidade de Vitória da Conquista (BA), nos dias 22 e 23 de outubro.
O próximo passo do grupo criminoso seria fraudar o Enem. No decorrer das investigações, a PF conseguiu identificar o repasse de gabaritos, por celular, para candidatos situados em diversas partes do País. Já a Operação Jogo Limpo tem como alvo cumprir 22 mandados de busca e apreensão de pessoas suspeitas de terem cometido fraude no Enem e que fariam a prova novamente este ano. Segundo a PF, foram identificadas 22 pessoas que teriam apresentado respostas suspeitas de fraude, a partir da análise de gabaritos apresentados em anos anteriores. Confirmada a fraude, os investigados poderão responder por integrar organização criminosa, reclusão de 3 a 8 anos e multa.
por João Lima Neto/Camila Marcelo/Patrício Lima - Repórteres/Especial para Cidade

Acidente com vitima fatal na CE-176 próximo a vila de Barra Verde – Aiuaba.


Foto - Blog do Flaviano Oliveira 
Um rapaz de 26 anos de idade, natural de Crateús, mas residente em Tauá, morreu no início da madrugada deste domingo, 06, vítima de acidente, ocorrido na CE 176, por volta das 00h40min, próximo a vila de Barra Verde – Aiuaba. Segundo informações da polícia de Arneiroz, a vítima fatal foi Leandro Silva Araújo, mais conhecido como “Bigoião”. Ele estava em um bar na cidade de Arneiroz e quando percebeu a aproximação da PM, o mesmo teria se evadido do local. A polícia foi acionada por populares para realizar uma busca pessoal no suspeito, que teria ficado nervoso com a aproximação da viatura.

Os militares que estavam na viatura, Sub. Tenente  Laurindo, Sargento Silva e SD Firmino, realizaram algumas rondas na cidade, mas não localizaram o mesmo. Minutos depois, a polícia recebeu a comunicação via 190 de um acidente acontecido na CE 176 - entre Arneiroz e Aiuaba, próximo a Vila de barra Verde. A composição se deslocou para o local, onde comprovou a veracidade do fato. Leandro estava caído ao solo e já sem vida. O mesmo teria  quebrado o pescoço. No local estavam duas motocicletas, uma tuday de cor azul que era conduzida por Leandro e uma Bros preta.

Informações preliminares da polícia,  dão conta de que o condutor da Bros, possivelmente teria colidido com a moto tuday, que era  conduzida pela vítima fatal, que estaria parada numa curva na rodovia.

O condutor da Bros identificado como Neto foi socorrido para o Hospital  de Arneiroz. Neto é motorista da prefeitura de Arneiroz e reside na Rua João Pão, bairro Viana - nesta cidade, e é casado com a professora Sílvia. O mesmo está internado e passa bem.

O rabecão da Perícia Forense foi acionado e fez a  condução do corpo da vítima fatal ao IML de Tauá.

“Bigoão” era mecânico e residia no Bezerra e Sousa e há alguns anos o mesmo se envolveu num acidente no cruzamento da Rua 7 de setembro, onde atropelou uma garota  e naquela oportunidade a jovem veio a óbito.

Por Flaviano Oliveira – repórter.
Colaboração: Wesley Cidrão

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Churrascaria Ideal realiza Show com Ana Nágila e Ailton Holanda nesse sábado dia 05 de Novembro.


Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) havia solicitado, na quarta (2) a suspensão das provas em todo o país, após o Ministério da Educação (MEC) decidir adiar a prova para 191 mil participantes que fariam o teste em escolas ocupadas em protestos contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto dos gastos. Os afetados farão a prova em 3 e 4 de dezembro.
Na decisão que manteve a realização da prova em duas datas, a juíza Elise Avesque Frota rebate o argumento utilizado pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, que questionava a quebra de isonomia do exame que passaria a exigir temas distintos de redação para cada um dos grupos.
A juíza argumentou que, "apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos". 
A magistrada se apoiou nos critérios de correção apontados pelo MEC para negar o pedido. "Há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm 'o tema' como ponto central", apontou a juíza na sentença.
Entenda o caso
A decisão judicial encerra a dúvida dos estudantes sobre a possibilidade de não haver Enem neste fim de semana. Todos os inscritos no exame que não estão afetados por locais ocupados deverão fazer as provas neste sábado e domingo. Caso contrário, eles serão desclassificados.

Nesta sexta-feira (4), o Inep deve divulgar a lista final de locais de prova que terão o Enem 2016 adiado para dezembro. Isso quer dizer que o número de locais de prova pode aumentar. Porém, ele não vai diminuir: o Inep já avisou que, mesmo que as escolas sejam desocupadas pelos manifestantes, a decisão de adiar o Enem não será revista.
Os estudantes afetados por esse adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal por SMS – as mensagens estão sendo enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site enem.inep.gov.br/participante.
Recurso
O procurador Oscar Costa Filho disse que vai recorrer da decisão e insistir na suspensão da validade da nota da redação até que seja julgado o mérito da questão. Nesta quinta, o procurador propôs essa alternativa à Justiça. Ele deve encaminhar o recurso nesta sexta-feira (24).

Em seu pedido original, o procurador da República no Ceará entendeu que, por causa da metodologia da prova, que usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), os candidatos fariam a prova com o mesmo nível de dificuldade, mesmo em datas e com exames diferentes. No entanto, conforme o procurador, a redação com temas diferentes traria desequilíbrio na seleção.
Prejuízo de R$ 776 milhões
Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que o adiamento traria prejuízos financeiros, atrasaria a divulgação das notas e a posterior participação em processos seletivos que usam a nota do Enem como critério. A divulgação do resultado das provas está marcada para 19 de janeiro.

"A atuação evita que o adiamento da realização da prova coloque em risco o acesso dos estudantes ao ensino superior e poupa os cofres públicos de um prejuízo de R$ 776 milhões – quantia referente ao custo unitário de aplicação da prova (R$ 90) multiplicado pelos mais de oito milhões de candidatos inscritos", disse.
Na terça-feira (1º), a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que a nova prova do Enem, a ser aplicada em dezembro, já foi elaborada e não vai afetar o equilíbrio entre os participantes, pois descarta a possibilidade de uma prova ser mais "difícil" que a outra.
"A prova é equivalente", afirmou ela. A base dessa argumentação é a chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que é a metodologia usada na correção.
Adiamento
Nesta terça-feira o Inep anunciou o adiamento da prova em 303 escolas, institutos e universidades que foram alvo de ocupações estudantis e ainda seguiam ocupadas na manhã de terça-feira. No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, havia dado um prazo para a desocupação das escolas até as 23h59 de segunda-feira (31).

Outras ações contra o Enem
O mesmo procurador já havia pedido o cancelamento do Exame em 2011, quando houve vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões aplicadas na prova.

Em 2012, Costa Filho pediu para cancelar os efeitos da nota de redação do Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o procurador “o desequilíbrio matemático decorrente da associação entre avaliações submetidas a tratamento estatístico (provas objetivas), e avaliações desprovidas dessa qualidade, as quais assumem valores absolutos (provas de redação) frustra o dever de tratamento isonômico que deve ser dispensado aos candidatos”. O pedido foi negado pela Justiça
Fonte: G1